segunda-feira, 7 de abril de 2014

BadBIOS, o vírus que infecta até o setup de seu computador.

Galera,

Vejam só como a tecnologia tem avançado, pois vírus de BIOS me lembra muito o Chernobyl que já não existe e foi criado em 1998.


Precisamos manter nossos antivírus totalmente atualizado, nossos hotfix dos SO também, como a necessidade de utilizar algum firewall pessoal.


O vírus BadBios, que só ficou famoso em Dezembro 2013, parece bastante assustador. Segundo depoimentos, ele não só toma conta de todos os arquivos do computador, ele vai além. Aparentemente o vírus consegue se alojar na BIOS do computador. Para quem não sabe, BIOS é um software básico da placa mãe que tem algumas funções como as de mudar quais hardwares inicializarão o Sistema Operacional, habilitar placa de vídeo, ver temperatura da CPU, etc. Por alojar-se em um lugar assim, o vírus é teoricamente impossível de ser removido. Isto porque ele é executado até antes do Sistema Operacional ser inicializado. Outra coisa mais assustadora ainda, é que aparentemente nem mesmo como computador desconectado da rede é possivel se livrar do vírus. Isso porque o vírus utiliza a placa de som para enviar ondas de som inaudíveis para o ser humano. Uma das soluções, segundo este site de antivirus gratuito, seria resetar a BIOS. Para isso, seria necessário abrir o gabinete do computador e remover a bateria da placa mãe por um minuto.
Dragos Ruiu, especialista em segurança digital, postou em seu twitter, um link para uma BIOS que segundo ele, foi infectada. Alguns grupos de redes sociais tentaram decifrar o código, e disseram que a BIOS não aparentava estar infectada. Dito isto, o resultado não foi conclusivo.
Além de afetar a BIOS dos computadores, ele também pode afetar até o firmware dos pen drives. E não é preciso executar nada neles, só em conectar os pen drives no computador, nada mais. Eles  também param de funcionar quando não são removidos “com segurança”, e voltam a funcionar quando inseridos novamente em um computador infectado.
Mais um fato assustador do BadBIOS: Se você pensou que seu Mac estava livre, está enganado! Há três anos houve o primeiro indício de BadBIOS, e foi em um Mac.
O vírus também impede o boot por CD (que é uma das funcionalidades disponíveis na BIOS), então o usuário não poderia formatar aquele HD. (Uma vez que até mesmo os pen drives não poderiam ser utilizados).


Nenhum comentário:

Postar um comentário