terça-feira, 25 de março de 2014

Antivírus e Antispyware falsos: quais são e como evitá-los?

Galera,


Achei este post muito bom no blog da Karpersky, pois serve de alerta para muita gente que acha está sendo protegido com inúmeros softwares antivírus e antispywares, que em vez de ajudar acaba atrapalhando e causando maiores problemas em nossas casa e empresas.

Vale a pena acessar os links no final do post pois possuem informações mais completas relacionadas ao assunto.

Os cibercriminosos estão constantemente à procura de novas maneiras de manipular as vítimas online. E um dos métodos atuais de ataque é o antivírus falso. Eles disponibilizam esses malwares como softwares de proteção reais, por isso você precisa pensar duas vezes antes de clicar em um deles.




Alguma vez você navegou na Internet e uma mensagem, banner ou pop-up apareceu, anunciando antivírus? Se a resposta é sim, seguramente esse software encontrou algum suposto vírus e o encorajou a tomar uma ação, que no fim das contas piorou tudo. Um antivírus falso pode causar uma série de danos ao seu computador. Eles são projetados para parecer legítimos e muitas vezes encorajar as vítimas a remover o tal vírus do seu sistema, executar atualizações, ou instalar um novo software. Eles costumam ser anunciados como banners, pop -ups ou links de e-mail, e pode até aparecer nos resultados de pessoas que procuraram um produto antivírus. Despois de instalados eles tentam fazer você pagar até U$ 80 para a “proteção”, infectam seu computador com software malicioso, roubam informações pessoais, incluindo números de cartão de crédito. Os usuários do Android devem ficar atentos, pois os falsos antivírus já existem na plataforma Android há três anos. Se eles são tão autênticos a olho nu, como você pode se proteger deles?


 Faça sua pesquisa

 Nunca instale qualquer programa ou software sem antes pesquisar a idoneidade da empresa que o vende. Só porque a empresa parece confiável em suas propagandas não significa que ela de fato seja. Clicar cegamente em um link ou banner poderia levá-lo a um site malicioso ou permitir que o malware seja baixado no computador. Então, quanto mais se sabe sobre o program mais seguro você está.

 Use suas configurações de segurança 

 Depois de ter pesquisado e instalado um antivírus confiável no seu sistema, use as configurações de segurança que esse sotfware de proteção lhe ofecere. • Habilite o firewall para garantir sua segurança nas redes locais e na Internet. O nosso mais novo produto, o Kaspersky Internet Security 2014, oferece um firewall bidirecional que monitora tanto o tráfego quanto o de saída, funcionando como uma capa extra de segurança. • Configure seu antivírus para permitir as atualizações automáticas do sistema. Essas atualizações são realizadas para corrigir os erros anteriores do sistema ou para oferecer recursos mais avançados aos usuários. Assim, o seu computador pesquisa e instala as atualizações sempre que for necessário, mantendo o sistema atualizado. • Em primeiro lugar, tenha sob controle coisas como anti-phishing, anti-spam e anti-banner para ficar longe de antivírus falsos. Também lembre-se que você tem a opção de configurar regras de exclusão para permitir um navegação fácil em sites e fontes confiáveis ​​pré-determinados. • Você não precisa de dois antivírus. Se você tiver um, não instale outro, especialmente quando se trata de uma marca desconhecida.

 Esteja atento aos sinais 

 Mesmo usando um antivírus confiável, certifique-se de que você está fazendo sua parte. O passo mais fácil e mais óbvio é familiarizar-se com o software escolhido. Você deve ficar atento aos alertas e mensagens que aparecem sobre arquivos falsos ou desconhecidos enquanto estiver online. Dois sinais comuns de uma mensagem falsa seria a ausência do logotipo da empresa ou de um pedido de informações para o pagamento com cartão. Se você estiver usando um antivírus original, nunca lhe será solicitado digitar informações de cartão de crédito para realizar atualizações ou ações básicas. Pelas dúvidas, sempre pesquise sobre o software antes de instalá-lo.



 Parece um softaware confiável, mas é 100% falso

 Se o seu sistema foi infectado por um antivírus falso e não tem o software apropriado instalado para protegê-lo, você pode usar a nossa verificação de vírus e remoção grátis para combater o problema. Com os sistemas no lugar certo e uma consciência geral das ameaças que existem online, você estará mais protegido de um possível ataque.

Fonte: http://blog.kaspersky.com.br/antivirus-falsos-quais-sao-e-como-voce-evita-los/

Outros links relacionados:

https://www.linhadefensiva.org/2006/01/antispyware-falso/

 http://www.spywarewarrior.com/rogue_anti-spyware.htm  ( vale a pena a leitura, porém é em inglês)